Quando a empresa entrar em contato com você, é porque já leu seu currículo e considerou que suas habilidades são adequadas para preenchimento da vaga.
Este contato pode ser feito por e-mail, por telefone, WhatsApp , Linkedin, e ou por outra forma adotada pela empresa.
Qual o significado da palavra currículo? Segundo o dicionário Aurélio, a palavra currículo vem do latim “Curriculum Vitae”, que quer dizer “Carreira da Vida”.
DICAS PARA UM CURRÍCULO COMPETITIVO:
Objetividade: O currículo não deve ser longo, portanto, não ultrapasse duas páginas. Dados como RG, CPF e Carteira de Trabalho não devem ser colocados.
Efeitos Especiais: O currículo deve ser discreto e agradável para a leitura. Não enfeite com vários tipos de letras e desenhos. Caso queira destacar alguma informação importante, use o recurso “Negrito”. Utilize uma letra padrão e imprima em uma impressora de qualidade em papel branco. Use a mesma fonte ao longo de todo o seu currículo para estágio.
Cursos: Não é preciso relacionar todos os cursos realizados. Lembre-se que o selecionador tem muitos currículos para analisar. Relacione somente os mais importantes (iniciando pelo mais recente) e que sejam afins com a vaga, que você está pleiteando.
Experiência: Inicie pela experiência mais recente (última). Se você tem uma lista extensa de estágios anteriores selecione somente os 02 últimos. Especifique a empresa, o tempo de estágio e, resumidamente, as atividades desenvolvidas.
Primeiro Emprego: Se você ainda não tem vivência anterior como estagiário, ressalte em seu currículo a sua formação escolar, cursos realizados. Mencione também suas habilidades mais relevantes.
Fotografia: Não anexe fotografia, a não ser que seja solicitado. Neste caso, utilize uma fotografia recente e de boa qualidade
MODELO DE CURRÍCULO
DADOS PESSOAIS – Nome;Bairro de residência;Telefone; e-mail
OBJETIVO– Área que pretende atuar
ESCOLARIDADE– indicar o curso, instituição, período, e previsão de formatura.
CURSOS – indicar cursos diversos como: línguas, informática. Não se esquecer de indicar a carga horária do curso.
EXPERIÊNCIA PROFISSIONAL– local, tempo do estágio, e as principais atividades desenvolvidas. Utilize a ordem cronológica inversa.
Habilidades técnicas e comportamentais – sempre mencionem os cursos, idiomas, certificados, bem como as suas qualidades.
O currículo não deverá conter capa .
Todos os dados informados no seu currículo devem ser precisos e verdadeiros.
SOFT SKILES e HARD SKILES, qual devo colocar no currículo?
Existem dois tipos de habilidades:hard skills e soft skills.
Skill é uma palavra que deriva do vocabulário inglês, e significa “habilidade”.
Soft skills = habilidades sociais, também chamadas de pessoais, como resolução de conflitos, organização e proatividade.
Hard skills = competências técnicas, também conhecidas como habilidades mensuráveis. Você obtém hard skills por meio de sua educação, treinamento, certificações e experiência profissional.
Soft skills, e Hard Skills, que os recrutadores buscam no currículo, para vaga de estágio.
SOFT SKILLS | HARD SKILLS |
Criatividade Persuasão Colaboração Adaptabilidade Gestão de tempo Comunicação Flexibilidade Gestão de conflitos Capacidade de liderança Receptividade a feedback | Computação; Programação e linguagem de programação, como PHP e/ou CSS; Excel e outras ferramentas Office (como PowerPoint); Contabilidade; Inglês e outros idiomas estrangeiros; Oratória; Edição de imagens; Operação de máquinas, equipamentos e sistemas específicos; Habilidades analíticas de dados; Habilidades de escrita |
Por isso, na hora de escrever as suas habilidades no currículo para estágio, é bom mencionar soft skills e as hard skills também, e você se surpreenderá.