CURRÍCULO, e agora?

CURRÍCULO, e agora?

Quando a empresa entrar em contato com você, é porque já leu seu currículo e considerou que suas habilidades são adequadas para preenchimento da vaga.

Este contato pode ser feito por e-mail, por telefone, WhatsApp , Linkedin, e  ou por outra forma adotada pela empresa.

Qual o significado da palavra currículo?  Segundo o dicionário Aurélio, a palavra currículo vem do latim “Curriculum Vitae”, que quer dizer “Carreira da Vida”.

DICAS PARA UM CURRÍCULO COMPETITIVO:

Objetividade: O currículo não deve ser longo, portanto, não ultrapasse duas páginas. Dados como RG, CPF e Carteira de Trabalho não devem ser colocados.

Efeitos Especiais: O currículo deve ser discreto e agradável para a leitura. Não enfeite com vários tipos de letras e desenhos. Caso queira destacar alguma informação importante, use o recurso “Negrito”. Utilize uma letra padrão e imprima em uma impressora de qualidade em papel branco. Use a mesma fonte ao longo de todo o seu currículo para estágio.

Cursos: Não é preciso relacionar todos os cursos realizados. Lembre-se que o selecionador tem muitos currículos para analisar. Relacione somente os mais importantes (iniciando pelo mais recente) e que sejam afins com a vaga,  que você está pleiteando.

Experiência: Inicie pela experiência mais recente (última). Se você tem uma lista extensa de estágios anteriores selecione somente os 02 últimos. Especifique a empresa, o tempo de estágio e, resumidamente, as atividades desenvolvidas.

Primeiro Emprego: Se você ainda não tem vivência anterior como estagiário, ressalte em seu currículo a sua formação escolar, cursos realizados. Mencione também suas habilidades mais relevantes.

Fotografia: Não anexe fotografia, a não ser que seja solicitado. Neste caso, utilize uma fotografia recente e de boa qualidade

MODELO DE CURRÍCULO

DADOS PESSOAIS –  Nome;Bairro de residência;Telefone; e-mail

OBJETIVOÁrea que pretende atuar

ESCOLARIDADEindicar o curso, instituição, período, e previsão de formatura.

CURSOS – indicar cursos diversos como: línguas, informática. Não se esquecer de indicar a carga horária do curso.

EXPERIÊNCIA PROFISSIONALlocal, tempo do estágio, e as principais atividades desenvolvidas. Utilize a ordem cronológica inversa.

Habilidades técnicas e comportamentais – sempre mencionem os cursos, idiomas, certificados, bem como as suas qualidades.

O currículo não deverá conter capa .

Todos os dados informados no seu currículo devem ser precisos e verdadeiros.

SOFT SKILES e HARD SKILES, qual devo colocar no currículo?

Existem dois tipos de habilidades:hard skills e soft skills.

Skill é uma palavra que deriva do vocabulário inglês, e significa “habilidade”.

Soft skills = habilidades sociais, também chamadas de pessoais, como resolução de conflitos, organização e proatividade.

Hard skills = competências técnicas, também conhecidas como habilidades mensuráveis. Você obtém hard skills por meio de sua educação, treinamento, certificações e experiência profissional.

Soft skills, e Hard Skills, que os recrutadores buscam no currículo, para vaga de estágio.

SOFT SKILLSHARD SKILLS
Criatividade Persuasão Colaboração Adaptabilidade Gestão de tempo Comunicação Flexibilidade Gestão de conflitos Capacidade de liderança Receptividade a feedback  Computação; Programação e linguagem de programação, como PHP e/ou CSS; Excel e outras ferramentas Office (como PowerPoint); Contabilidade; Inglês e outros idiomas estrangeiros; Oratória; Edição de imagens; Operação de máquinas, equipamentos e sistemas específicos; Habilidades analíticas de dados; Habilidades de escrita  

Por isso, na hora de escrever as suas habilidades no currículo para estágio, é bom mencionar soft skills e as hard skills também, e você se surpreenderá.

Provedor de Talentos